FAQ/pt-br

From OpenStreetMap Foundation
< FAQ

English Italiano


Por favor, note que, no caso de eventuais diferenças de significado ou interpretação entre a versão original em inglês desta página e uma tradução, a versão original em inglês terá precedência.

O que é o OpenStreetMap? E o que é a OpenStreetMap Foundation?

O OpenStreetMap é uma iniciativa aberta para criar e fornecer dados geográficos gratuitos. A OpenStreetMap Foundation é uma organização sem fins lucrativos, um órgão legal incorporado pelo registrador de empresas da Inglaterra e do País de Gales.

Qual é o objetivo da OpenStreetMap Foundation?

O objetivo da fundação é apoiar, mas não controlar, o projeto OpenStreetMap. Ele se dedica a incentivar o crescimento, o desenvolvimento e a distribuição de dados geoespaciais gratuitos e a fornecer dados geoespaciais para qualquer pessoa usar e compartilhar.

A OpenStreetMap Foundation foi formada para permitir aspectos do projeto que não são facilmente realizados por mapeadores individuais. Por exemplo, a OpenStreetMap Foundation possui os servidores OpenStreetMap e mantém fundos de patrocínio de doadores.

Para mais informações, consulte a página Sobre.

Quem pode se tornar um membro da OpenStreetMap Foundation?

Qualquer indivíduo ou corporação pode tornar-se membro da OpenStreetMap Foundation pagando a taxa anual de associação.

Quantos funcionários a OpenStreetMap Foundation tem?

A OpenStreetMap Foundation quase não possui funcionários, com exceção de um assistente administrativo. Todas as outras atividades da OSMF são realizadas por voluntários. Isso significa que somos uma organização enxuta e eficiente quando se trata de gastar os fundos doados, mas tem algumas desvantagens. Podemos considerar contratar mais funcionários remunerados no futuro.

Onde obtenho dados do OpenStreetMap?

Estes são os dados brutos que descrevem as posições de estradas, rios, cidades, pontos de interesse etc. Eles podem ser usados para fazer um mapa, mas não são um mapa. Se você quiser isso, pergunta errada, consulte Onde obtenho mapas do OpenStreetMap?!

O melhor ponto de partida é uma captura instantânea do banco de dados OpenStreetMap. Está no formato XML. Os dados estão disponíveis para todo o mundo e são atualizados regularmente. Extratos menores para certos países e partes do mundo também estão disponíveis.

Você pode escrever programas e scripts com bastante facilidade para extrair o que precisa ou pode usar algumas das ferramentas e procedimentos desenvolvidos pela comunidade OpenStreetMap.

Os dados do OpenStreetMap são gratuitos?

Os dados do OSM são gratuitos para qualquer finalidade, incluindo uso comercial e uso é governado por nossa licença de distribuição, o ODbL. Veja Licença para mais informações.

Posso entrar em um acordo com você para usar os dados do seu mapa?

Oferecemos nossos dados nos mesmos termos a todos.       Concordamos com nossos colaboradores em oferecer os dados somente sob os termos da Open Database License. Portanto, não podemos celebrar acordos separados ou assinar liberações de materiais. Se você deseja saber se o seu uso é coberto, leia os termos da licença, que estão resumidos abaixo.

Veja Licença para mais informações.

Onde obtenho mapas do OpenStreetMap?

Se você não estiver criando seus próprios mapas, a lista de recursos para os mapas do OpenStreetMap criados por membros da comunidade, clubes e empresas do OpenStreetMap aumenta dia a dia. exemplos do OpenStreetMap.

Se você quiser apenas ver como nossos mapas podem ser, acesse openstreetmap.org. O botão + no canto superior direito oferece a opção de escolher estilos diferentes.

Se você deseja um mapa eletrônico de uma área específica rapidamente, a guia Exportar do https://www.openstreetmap.org/ permitirá que você baixe um mapa da sua área selecionada como imagem JPEG, arquivo PDF ou em outros formatos.

Ou você pode querer mosaicos de mapa.

Oque são o mosaico do mapa ?

Os mosaicos de mapa são criados dividindo o mapa em quadrados e criando um arquivo de imagem, como .png ou .jpg, para cada quadrado. É possível criar conjuntos de mosaicos de mapa para diferentes níveis de zoom. Há um mosaico de mapa mostrando o mundo inteiro. Existem quatro mosaicos de mapa que compõem o mundo inteiro no próximo nível de zoom, 16 no próximo e assim por diante, até centenas de milhares, para mostrar o mundo inteiro em um nível de detalhe da vizinhança local.

Posso usar os mosaicos de mapa?

Em princípio, estamos felizes por nossos mosaicos de mapas serem usados por usuários externos para usos criativos e inesperados - em contraste com a maioria dos provedores de mapas da web.

No entanto, os servidores OpenStreetMap são executados inteiramente em recursos doados. Eles têm capacidade estritamente limitada. O uso intenso de mosaicos OSM afeta adversamente a capacidade das pessoas de visualizar e editar o mapa e é um abuso das doações e patrocínios individuais que fornecem hardware e largura de banda. Como resultado, solicitamos que os usuários dos mosaicos cumpram a política de uso do mosaico. Os serviços de mosaico do OpenStreetMap também podem ser obtidos com outros terceiros, ou você pode investigar a configuração de um servidor de mosaico de sua preferência.

Você oferece serviços de consultoria ou comerciais?

Não. Existem empresas especializadas em serviços comerciais criados com base nos dados do OpenStreetMap. Essas empresas podem ajudá-lo. Como política, a Fundação não faz endossos ou recomendações.