Strategic Plan Process 2023 PT-BR

From OpenStreetMap Foundation


> OSMF Homepage > Página inicial do planejamento estratégico

english deutsch français italiano español русский язык język polski portugês-br 日本語 nederlands
Tradução automática do inglês por DeepL

Processo de Planejamento Estratégico do OSMF - Ciclo de Planejamento 2023

Sobre a Fundação OpenStreetMap

A OpenStreetMap Foundation (OSMF) é uma organização internacional sem fins lucrativos que apoia, mas não controla, o Projeto OpenStreetMap. Ela se dedica a incentivar o crescimento, o desenvolvimento e a distribuição de dados geoespaciais gratuitos e a fornecer dados geoespaciais para qualquer pessoa usar e compartilhar. O senhor pode ler mais na página sobre página do OSMF.

A demanda pelos dados gratuitos do OpenStreetMap agora aumenta em até 30% ao ano. O crescimento está sobrecarregando a força de trabalho voluntária do projeto e seus sistemas de computador. O OpenStreetMap precisa de uma estratégia que o ajude a gerenciar e aproveitar ao máximo seus recursos voluntários e a lidar com uma taxa de crescimento que não esperava.

OSMF, OSM e Estratégia

A OpenStreetMap Foundation (OSMF) é responsável por garantir que o projeto OSM tenha o que é necessário para gerenciar o crescimento da demanda por seus dados e ainda prosperar no futuro. A OSMF também trabalhará na coleta de conhecimento local; na capacitação de mapeadores voluntários; no fornecimento das ferramentas necessárias aos mapeadores do OSM; no apoio a grupos de trabalho voluntários; no apoio a Capítulos Locais e na colaboração entre fronteiras e culturas.

Os voluntários só podem dedicar um tempo limitado ao OSM, portanto, precisamos usar esse tempo de forma muito eficiente e produtiva. Ao planejar nosso trabalho estrategicamente, dividindo as tarefas em pequenos projetos gerenciáveis, capacitamos nossos voluntários a contribuir mais e mantemos o OSM como um movimento vibrante e divertido. Contribuintes voluntários que fazem do OSM a história de sucesso que ele é hoje.

O OSMF quer que o OSM continue sendo um projeto gratuito, independente de doadores influentes. O OSM é conduzido por voluntários e não se tornará mais uma ONG enorme, opaca e inacessível, com uma grande equipe paga. Hoje, o OSMF, que apóia milhões de colaboradores do OSM e atende a uma demanda crescente por dados do OSM, tem apenas um membro da equipe remunerado e três contratados que prestam seus serviços. Todo o resto é trabalho voluntário. Nossas estratégias apoiarão o desenvolvimento de recursos voluntários e o OSM não dará ênfase ao crescimento pelo crescimento ou à obtenção de lucro.

Sobre o Ciclo 2023 do Processo de Planejamento Estratégico

O processo de Planejamento Estratégico 2023 é uma forma de a fundação OpenStreetMap ouvir a comunidade OSM sobre o que é necessário para os colaboradores do OSM em todo o mundo e, em seguida, construir todas essas contribuições em um grande programa de trabalho organizacional.

Tudo começa com uma solicitação de contribuições de todos os mapeadores do OSM.

A solicitação de contribuições é bastante aberta. Envie-nos qualquer coisa que diga respeito ao senhor - obviamente, limite-se a assuntos relacionados ao OSM. Não há limites para o número de palavras, formato ou idioma.

Para este Ciclo 2023, a Fundação preparou uma carta-convite geral para enviar aos sites de mídia social usados pelos participantes do OSM, bem como diretamente a algumas das outras organizações de mapeamento aberto.

Carta de convite da OSMF para a comunidade


Ciclo de Planejamento Estratégico 2023 - Participação da Comunidade

O Conselho da OpenStreetMap Foundation está revisando seu Plano Estratégico e convida todos os membros da OSMF e a comunidade OSM a participarem desse processo.

O plano é bastante amplo, por isso queremos discuti-lo com os senhores em quatro fases ao longo dos próximos dois meses. Em cada fase, vamos nos concentrar em um aspecto diferente do desenvolvimento estratégico do OSMF.

A primeira fase será o "Cluster B: Desenvolvimento Comunitário para OSM". Estamos aguardando os comentários dos senhores apenas para essa seção nas próximas duas semanas.

Se o senhor clicar no link para "Grupo B: Desenvolvimento comunitário para OSM", encontrará todas as estratégias desse cluster listadas lá.

Gostaríamos especialmente do feedback dos senhores sobre apenas quatro perguntas:

  • O que está faltando no plano? Ou, em outras palavras, o que devemos acrescentar ao plano?
  • Há alguma inconsistência no plano? O plano parece estar bem alinhado com a Declaração de missão e com a direção do movimento OSM? Onde há problemas?
  • Quais são as três estratégias mais urgentes? Quais são as três estratégias mais urgentes? Quais são as três que precisamos fazer muito rapidamente?
  • Quais três estratégias são muito importantes? Quais estratégias são essenciais para que o OpenStreetMap tenha sucesso e cresça?

É claro que o senhor também pode comentar sobre qualquer outra coisa.

Se houver debate sobre esse tópico em qualquer uma das centenas de sites de mídia social que hospedam discussões relacionadas ao OSM, o senhor poderia nos ajudar muito se um membro desse site ou canal preparasse um resumo dos comentários e o postasse (em inglês) para a equipe. Não podemos acompanhar todas as discussões em todas as mídias sociais, mas queremos ouvir as vozes dos senhores.

Acompanharemos o feedback principalmente nestes dois locais:

Os senhores podem enviar comentários privados para serem lidos apenas pela equipe de estratégia em strategy@osmfoundation.org ou podem escrever individualmente para os membros do Conselho.

Devido à nossa pequena equipe, gostaríamos que os comentários fossem feitos em inglês. A tradução automática de seu idioma não tem problema. Usamos https://translate.google.com e https://www.deepl.com/en/translator com sucesso, mas há muitos outros que funcionam bem.

Muito obrigado

Craig Allan, Sarah Hoffmann, Allan Mustard


.

Política de idiomas

O OSM é um movimento global. As contribuições devem ser feitas em qualquer idioma em que o senhor se sinta confortável.

Nosso idioma de trabalho é o inglês, portanto, seria de grande ajuda para nossa pequena equipe se o senhor pudesse traduzir automaticamente sua contribuição para o inglês antes de enviá-la ou publicá-la. Achamos que o Google Translate e o Deepl funcionam bem.

Protegendo sua privacidade

Existem importantes leis de privacidade que controlam como e quando podemos coletar listas de nomes de pessoas. Sua privacidade é muito importante. Se quiser escrever para nós anonimamente, envie seu comentário diretamente a um membro da Diretoria e indique que ele deve ser anônimo.